Eduardo Pinto Sensei

Eduardo Pinto Shihan, 7º Dan, fundador da União Hikari, é o mais graduado e o mais antigo praticante de Aikido estilo Yoshinkan da América Latina, sendo também um dos pioneiros na prática de Aikido em nosso país.

Ele é responsável pela formação da maioria de Dojos e Instrutores de Aikido estilo Yoshinkan atualmente do Brasil e da América Latina.
Todos os Instrutores de Aikido estilo Yoshinkan atualmente em atividade no Brasil, tiveram sua formação, direta ou indiretamente, nesse estilo através de Eduardo Pinto Sensei.
 
Iniciou seu treinamento em Aikido no ano de 1972 com Keizen Ono Sensei e Reishin Kawai Shihan, no famoso Dojo da Associação Brasileira de Aikido, na rua das Carmelitas no centro de São Paulo, onde teve a oportunidade de treinar e também ser instruído pelos então Shidoin Alfredo Carlos Palácios Sensei , Chiuzo Oya Sensei e Breno de Oliveira Sensei e treinar com colegas como Shishido Sensei e o Monge Tokuda do Zen Budismo assim como com Wagner Bull e Makoto Nishida hoje ambos Shihan e importantes líderes do Aikikai no Brasil.

Treinou também no Takemussukai  com Massanao Ueno Sensei e Breno de Oliveira Sensei graduando-se com o 2º Dan.

Em 1989 fundou o HIKARI DOJO em Osasco - São Paulo, hoje com 23 anos de existência.

Em 1990, iniciou seu estudo no estilo Yoshinkan e em 1992, através de sua afiliação oficial à International Yoshinkan Aikido Federation introduziu este estilo no Brasil. Seu Dojo passou a denominar-se HIKARI DOJO YOSHINKAN AIKIDO sendo o primeiro Dojo latino americano a afiliar-se à International Yoshinkan Aikido Federation – IYAF.


Eduardo Pinto Sensei teve, em 1992, seu Certificado de 3º Dan emitido por GOZO SHIODA Soke (Fundador do estilo Yoshinkan) por recomendação de Alister Thomson Sensei (Canadá), 7º Dan.No ano 2000,recebeu seu 5º Dan de Kiyoyuki Terada Sensei, 10º Dan, que é co-fundador do Aikido Yoshinkan.

Em 2005 fundou a União Hikari Aikido Yoshinkan do Brasil que congregava os alunos e ex-alunos que formaram seus próprios grupos de treinamento e Dojos mas que seguiram ligados e seguindo os preceitos técnicos e filosóficos do Hikari Dojo Aikido Yoshinkan.
Em 2008 a União Hikari Aikido Yoshinkan do Brasil foi transformada em União Hikari Aikido Renshinkai do Brasil.


Em 2008 ligou-se ao Renshinkai Aikido, ficando sob orientação de seu fundador Tsutomu Chida Shihan anteriormente Dojocho ( Instrutor Chefe ) do Yoshinkan Hombu Dojo, de quem recebeu, em 2008, seu 6º Dan.
Posteriormente, em 2012  recebeu de Chida Saiko Shihan, o 7o. Dan e o título de Shihan .

Hoje dedica-se ao ensino de aikidokas e na formação da futura geração de instrutores e instrutoras, transmitindo os ensinamentos orientados por Tsutomu Chida Shihan , fundador do Aikido Renshinkai e da forma como ele herdou de Gozo Shioda Sensei,
ministrando aulas e treinos no Hikari Dojo em São Paulo e através da União Hikari Aikido Renshinkai do Brasil,

  

=>MAIS FOTOS

                                                                                    Biografia

• Em 1972, iniciou a prática do aikido com Keizen Ono e Reichin Kawai Sensei,do Aikikai.                                               

•  Em 1989 fundou o Hikari dojo , ainda como Takemussu Kai do Massanao Ueno Sensei.
• Em 1989 participou do segundo curso internacional de Aikido no Equador , promovido pelo Aikikai del Ecuador, ministrado por Yoshimitsu Yamada Shihan com quem teve oportunidade de conviver por uma semana.
 • em 1992, frequentou por uma semana o aikido shobukan dojo, e treinou sob instrução de Mitsugi Saotome Shihan do Washington Aikikai.
• Em 1992, afiliou-se oficialmente , juntamente com seu Hikari dojo ao Yoshinkan Aikido. ( estilo Yoshinkan cujo estudo iniciou em 1990 ).
• Em 1992 escreve : Hikari dojo – Guia Básico Aikido Yoshinkan a primeira literatura de Aikido Yoshinkan no idioma português.
 • Participou de diversos seminários no Canadá com : Tsutomu Chida Shihan, Amos Parker Shihan e Kiyoyuki Terada Shihan.
• Em 1994, durante uma semana participou de treinos diários e intensivos no Yoshinkan Hombu dojo sendo instruido por diversos Sensei.
 • Em 1995 ministrou o primeiro seminário brasileiro de Yoshinkan Aikido, no Hikari dojo – São Paulo.
• Em 1996 promoveu o primeiro seminário internacional de Yoshinkan Aikido no Brasil.
• Em 1997, participou do segundo encontro internacional de instrutores da International Yoshinkan Aikido Federation , ministrado por Kyoichi Inoue Sensei , Tsutomu Chida Sensei e Takafumi Takeno Sensei.
• Diversos seminários no Japão, ministrados por Kiyoyuki Terada Shihan.
• Em 2000 promoveu a vinda, ao Brasil, de Kiyoyuki Terada Shihan , colaborador de Gozo Shioda Soke como co-fundador do estilo Yoshinkan para ministrar o segundo seminário internacional de Yoshinkan Aikido no Brasil.
Auxiliou diretamente na pratica do evento, juntamente com os mais proeminentes alunos de Terada Shihan tais como : Masazumi Matsuo Sensei e Kenji Nakazawa Sensei e Amos Parker Shihan.
• Em 2000 fundou a União Hikari Aikido Yoshinkan do Brasil.
• Em 2008 afiliou-se ao Aikido Renshinkai, fundada por Tsutomu Chida Shihan em Tóquio Japão.
• Em 2008 mudou os nomes do Hikari Dojo Aikido Yoshinkan para Hikari Dojo Aikido Renshinkai e da União Hikari Aikido Yoshinkain do Brasil ara União Hikari Aikido REnshinkai do Brasil.
•  Em 2012 foi promovido ao 7o. Dan por Tsutomu Chida Saiko Shihan.
•  Em 2012 organizou o Primeiro Seminário Internacional de Aikido Renshinkai no Brasil, ministrado pelo Saiko Shihan Tsutomu Chida fundador do Aikido Renshinkai - Japão
•  Em 2012 foi promovido ao 7o. Dan por Tsutomu Chida fundador e Saiko Shihan do Aikido Renshinkai - Japão
• Em 2012 foi agraciado com o título de Shihan por Tsutomu Chida fundador e Saiko Shihan do Aikido Renshinkai - Japão.
 

VEJA : FORMAÇÃO ACADÊMICA E TERAPEUTICA      VOLTAR